✊🏿 Federação Baiana dos Agentes de Saúde apoia a luta das trabalhadoras grevistas




Por FEDACSE/BA

Há 20 dias, as trabalhadoras da Tecnoplanta Florestal LTDA, responsável pelo viveiro de mudas de eucalipto da Suzano em Helvécia, Nova Viçosa-BA, estão em greve. A **Federação Baiana dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias do Estado da Bahia (FEDACSE/BA)** manifesta total apoio a essa luta, que é um grito por justiça, respeito e condições dignas de trabalho.  

O Sindicato (SINTREXBEM), que representa essas mulheres, denuncia a hipocrisia da Suzano. A empresa tenta se distanciar, alegando uma relação “apenas comercial” com a Tecnoplanta, mas o viveiro foi construído por ela, está em sua propriedade e sofre inspeções frequentes. 

Como diz Lourival Júnior, presidente do SINTREXBEM: “Se tem pé de porco, orelha de porco, focinho de porco e rabo de porco, ou é porco ou é feijoada. Mas a Suzano quer nos fazer acreditar que é uma raposa.”  

Condições desumanas e humilhação

As trabalhadoras enfrentam um ambiente de trabalho hostil: cobranças públicas, alimentação com insetos e até pedaços de vidro, restrições ao uso do banheiro e falta de cuidado com gestantes. “Elas não estão em um clube”, diz a gestão, exigindo produtividade mesmo em casos de claro desconforto físico.  

O uniforme é mais um símbolo da desumanização. As calças, que se rasgam entre as pernas, exigem que as mulheres se exponham para mostrar o defeito a um funcionário homem, gerando constrangimento e indignação.  

Salários de fome e discurso de luxo

Enquanto a Suzano faz campanhas sobre igualdade de gênero e direitos humanos, as trabalhadoras do viveiro, maioria mulheres quilombolas, recebem salários que não ultrapassam um salário mínimo. A empresa até lançou uma iniciativa com a ONU e a OIT para promover “trabalho decente”, mas, na prática, o que se vê é a perpetuação de um capitalismo predatório e hipócrita.  




A luta das quilombolas por justiça 

As trabalhadoras do viveiro são, em sua maioria, das comunidades quilombolas de Helvécia, Juerana e Cândido Mariano. Histórias de exploração que remontam ao período escravagista ainda ecoam nessas terras, agora controladas pela Suzano.  

O SINTREXBEM está ao lado dessas mulheres, lutando por condições dignas de trabalho e igualdade. “Não vamos descansar até que essas mulheres tenham o respeito e os direitos que merecem”, afirma Silvânio Oliveira, diretor do sindicato.  

FEDACSE/BA apoia a luta por justiça e dignidade  

A FEDACSE/BA, por meio de sua Secretária da Mulher e da Comissão de Gênero, Raça e Etnia, manifesta total solidariedade às trabalhadoras da Tecnoplanta.  Lúcia Gutemberg, responsável pela Secretaria da Mulher da federação baiana e da Confederação Nacional da Categoria (CONACS), reforça:

“Essa luta não é apenas das mulheres quilombolas, mas de todas as trabalhadoras que buscam respeito e igualdade e melhores condições de  trabalho e saúde. Não é apenas das mulheres, mas do bem comum. Não focamos apenas na nossa luta, mas em outras também.Estamos juntas nessa batalha !”  

A presidente da FEDACSE/BA, Zilar Portela, também manifestou apoio, lembrando que a luta das mulheres da Tecnoplanta reflete a realidade de muitas trabalhadoras que enfrentam exploração e injustiça:

“A FEDACSE/BA está ao lado de todas as mulheres que lutam por dignidade e direitos. Não vamos descansar enquanto houver exploração e desigualdades em ambientes de trabalho que põem em risco a saúde dos trabalhadores e trabalhadoras, sejam da nossa categoria ou não, por isso somos solidárias as mulheres grevistas.”  

A diretora da Federação Baiana, Cris Oliveira, e do conselho de representantes Suelma Silveira e Luziene Dias, estiveram presentes em Helvécia e conversaram com as grevistas manifestando solidariedade e apoio.  A greve das trabalhadoras da Tecnoplanta é um grito por dignidade e respeito. A FEDACSE/BA convoca todos a se unirem nessa causa. Compartilhe essa história, denuncie a exploração e apoie a luta dessas mulheres!  





Um comentário:

📍 Feira de Santana - Bahia em obras e a Federação em movimento!

  Por FEDACSE/BA O governador Jerônimo Rodrigues (PT) assinou, nesta segunda-feira, 19 de maio, em Feira de Santana, a ordem de serviço para...