domingo, 17 de setembro de 2023

A política na Luta dos ACS’s e ACE’s




Por Daniel Rocha

A destacada atuação da Federação Baiana e da Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias merece reconhecimento por seu papel fundamental na defesa dos interesses dessa dedicada classe, influenciando a política em níveis local, estadual e nacional. 

Um marco notável deste ano  de 2023 foi a formação da primeira frente parlamentar de defesa da categoria na Assembleia Legislativa da Bahia. 

A  formação da  frente parlamentar em maio deste ano, fortalece a perspectiva de avanços da FEDACSE/BA no estado, indo além das demandas imediatas para promover um entendimento mais profundo das necessidades das categorias.

Esse marco para categoria no estado foi alcançado  graças à  a nossa habilidade política. Tal como a CONACS, o movimento sindical nacional, a federação dialoga de forma plural e respeitosa com partidos políticos de todas as ideologias extraindo o que é para nós importante de cada uma delas.

Essa estratégia, de respeito ao pluripartidarismo, entre outros fatores, foi, por exemplo, fundamental para as conquistas do Piso Salarial de 2022.

Mas embora tenhamos alcançado coesão política nas instâncias de debates e decisão, não temos repetido esse mesmo sucesso nas disputas e ocupação de espaços. 


ACS e ACS's na Sessão Especial da Câmara em outubro de 2023



Por essa razão é essencial que todos os Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias, que têm serviços prestados à luta, se envolvam ativamente na política para fortalecer nossa busca por valorização e reconhecimento e melhores condições de trabalho.

Isso envolve participar de eleições, ocupar espaços de discussão, como conselhos locais, e oferecer apoio solidário aos defensores de nossas causas e auxiliar os colegas de base que se lançam candidatos em pleitos municipais e estaduais através da militância e do engajamento virtual.

Devemos entender que a política pode ser construída por meio do diálogo e da esperança, e ao nos unirmos, podemos alcançar objetivos mais ambiciosos. O respeito à diversidade e o reconhecimento de nossa identidade são fundamentais para fazer a diferença e fortalecer nossas instituições sindicais na linha de frente da luta.

Assim, o trabalho incansável da FEDACSE/BA e da Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias está pavimentando o caminho para a valorização no estado. 

Por fim, agora, mais do que nunca, é hora de nos unirmos e continuar essa jornada, construindo um futuro mais promissor para todos nós, se engajando politicamente e ocupando espaços em níveis locais, estadual e nacional. Juntos somos mais fortes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Presidente Zilar Portela participou de reunião ampliada em Teixeira de Freitas

Por SINDACESB Na manhã da sexta-feira, 05 de julho, o auditório do Polo Sindical da CUT/SINTREXBEM foi palco de uma reunião ampliada que re...