O nosso 04 de outubro, Dia Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Combate às Endemias, não foi comemorado com bolo e guaraná, mas sim com determinação e avanços reais e conquistas.
Diretora com bandeira da Federação |
Na semana dos dias 03,04,05 de outubro, deste ano de 2023, a Federação dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias da Bahia (FEDACSE/BA) esteve no Distrito Federal onde participou de forma engajada da programação de lutas, convocada pela Confederação Nacional - CONACS, em Brasília.
Ilda e "Seu Roque" |
Nesse movimento histórico, a FEDACSE/BA, através de suas lideranças e diretores, teve uma atuação ativa organizando caravanas, participando dos movimentos de rua, da concentração realizada no auditório legislativo Nereu Ramos, da sessão solene da Câmara Federal, em homenagem ao ACS’s e ACE’s, e da abordagem aos deputados em busca de apoio para nossas pautas.
Diretores da FEDACSE/BA |
Assim, trabalhando sob o comando da presidente do CONACS, Ilda Angélica e da nossa Presidente Estadual, Zilar Portela, juntamente com outras entidades sindicais de todo o país, colaboramos para a conquista de apoios relevantes que resultaram no avanço concreto para as categorias.
Deputado Zé Neto em grande homenagem |
Na sessão solene do dia 4 de outubro em homenagem aos ACS's e ACE's, nossos diretores se fizeram presentes no evento que ficou marcado pela manifestação de admiração e apoio a nossas lutas e história.
Diretora da Federação Presente |
Ilda discursando |
Como resultado ficou definido uma pré-agenda com a ministra Tebet e o Ministro Márcio Macedo onde será tratado o nosso pedido de valorização através da aprovação da aposentadoria especial e inserção da insalubridade de 40% à luz da EC 120.
“Tudo Isso é fruto das mobilizações dos dias 03, 04 e 05 de outubro”, destacou a presidente nacional Ilda Angélica em recente live da CONCAS.
Diretores no Nereu Ramos |
Outro bom fruto da mobilização, destacada pela presidente, foi a abertura de diálogos com a Secretaria de Vigilância em Saúde – SVS para correção dos repasses do piso nacional aos ACE's, que logo resultará em uma providência positiva para a os trabalhadores.
Presidente da Federação Baiana, Zilar Portela |
Dessa maneira, ainda de acordo com a presidente nacional, por conta da mobilização garantimos junto a UFRG, CONASEMS e a ministra da saúde Nísia Trindade, as continuidades do curso técnico para os agentes de saúde que ainda não participaram do novo curso de formação ofertado pelo ministério.
Ministra Tebet com o diretor da Federação José Félix |
Por fim, em última análise, o movimento nacional que vivenciamos revelou uma preparação sólida não apenas da Confederação Nacional - CONACS, mas também da Federação Baiana - FEDACSE/BA, para alcançar nossos objetivos, para tanto quanto possível.
Roque, Ilda e D. Zé Neto |
Assim, seguimos comprometidos na defesa dos direitos de nossa categoria, em prol de um futuro mais justo e digno para todos os ACS's e ACE's da Bahia e do Brasil.
Diretores na reunião da comissão |
Para que no futuro possamos, enfim, comemorar todas as nossas conquistas com muito bolo e guaraná. Juntos, somos mais fortes!
Povo aguerrido, parabéns a todos vocês.
ResponderExcluirParabéns a todos ACS e ACE do nosso Brasil.
ResponderExcluirNessas lutas constantes com vitórias diárias que me sinto uma potencialidade por onde passo. Ter representantes como cada um dos citados acima na matéria. Não é pra qualquer um. Deus nos proteja de todo mal, nos dê sabedoria para alcançarmos nossos objetivos.
ResponderExcluir