sexta-feira, 29 de dezembro de 2023

FEDACSE/BA e CONACS repudiam ação divisionista sindical na Bahia




A tentativa de divisão da categoria dos agentes de saúde e de combate às endemias da Bahia foi frustrada na última sexta-feira (28),  na cidade de Conceição da Feira-BA. Uma assembleia convocada pelo SINDACS/BA, para debater a formação de um sindicato estadual para os "Técnicos de Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias", não foi realizada como divulgado.

A assembleia estava marcada para acontecer na Câmara Municipal da cidade, mas o recinto permaneceu fechado, sem aviso prévio. A ausência de funcionários da casa, que se encontravam em recesso de fim de ano, impediu o debate esperado.

Diante desse fato, nossas lideranças, diretores e diretoras da FEDACSE/BA e da CONACS,  em maioria e representando diversas regiões da Bahia, não puderam participar junto com outros trabalhadores locais, nem opinar sobre a formação de uma entidade que,conforme nosso entendimento, fomenta o divisionismo da luta organizada no estado.

Além disso, os representantes do  SINDACS/BA,  presentes em menor número no local, não se manifestaram sobre a não realização da assembleia. Também não foi registrado a presença de trabalhadores da categoria da cidade ou região manifestando apoio à proposta.

Assim, diante das constatações da realidade testemunhada, a  FEDACSE-BA e a CONACS repudiam a ação divisionista do SINDACS/BA. A Federação baiana lembra que a especialização recente dos agentes de saúde e de combate às endemias não criou uma nova categoria, mas uma nova qualificação dos profissionais no estado e que sua convocatória não apresentou elementos de uma representação popular.




Em resumo, compreendemos que a criação de mais uma entidade estadual seria um retrocesso na luta da categoria, pois, a unidade é fundamental para fortalecermos nossa voz e conquistarmos nossos direitos e não a diferenciações por nomenclaturas e interesses outros.

Por fim, a FEDACSE-BA e a CONACS reafirmaram seu compromisso com a unidade da categoria. As duas entidades estão mobilizadas para enfrentar quaisquer tentativas que contrariem os princípios de união que é característica na luta dos ACS e ACE’S. Juntos  somos mais fortes!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Presidente Zilar Portela participou de reunião ampliada em Teixeira de Freitas

Por SINDACESB Na manhã da sexta-feira, 05 de julho, o auditório do Polo Sindical da CUT/SINTREXBEM foi palco de uma reunião ampliada que re...