domingo, 3 de dezembro de 2023

***** Nota da Federação *****

 





****** Nota da Federação ******


FEDERAÇÃO BAIANA DOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE E AGENTES DE COMBATE ÀS ENDEMIAS PEDE SUSPENSÃO DE INSETICIDA BIOLÓGICO DEVIDO A EFEITOS COLATERAIS


A Federação Baiana dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias (FEDACSE), manifesta sua preocupação e solicitou da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) a suspensão IMEDIATA do inseticida biológico VECTOBAC-WG, fornecido pelo Ministério da Saúde para o combate ao Aedes Aegypti.


A entidade alerta sobre relatos de reações adversas por parte dos agentes de combate às endemias no extremo sul da Bahia. Profissionais que tiveram contato habitual com o produto apontaram irritabilidade na pele e nos olhos, cefaleias, tonturas, enjoos e formigamentos na face como efeitos colaterais.


Diante dessas manifestações, a FEDACSE tomou a iniciativa de realizar exames em alguns dos profissionais afetados. Os resultados indicaram alterações na colinesterase, eletrólitos, uréia e creatinina, levantando suspeitas sobre a influência do inseticida biológico nessas condições. 


A entidade destaca a importância de garantir a dignidade e saúde dos trabalhadores e trabalhadoras, propondo a substituição do produto diante dos impactos negativos observados, e da comprovação através do parecer da Equipe Técnica da Divast/Cesat/Suvisa/ SESAB/.


Que investigou o produto o qual é prejudicial à saúde do trabalhador. A Federação ressalta que, embora o Ministério da Saúde monitore a resistência do Aedes Aegypti aos inseticidas, o produto anteriormente utilizado, NATULAR, demonstrou eficácia no combate ao mosquito transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya.


“Considerando a toxicidade potencial do VECTOBAC-WG e visando a segurança dos profissionais e do meio ambiente, a FEDACSE solicita à Secretaria de Saúde da Bahia (SESAB) a suspensão imediata do uso do produto em todo o território baiano. A entidade destaca a necessidade de aguardar uma nota do Ministério da Saúde com informações e orientações que respaldam a saúde dos trabalhadores que utilizam o VECTOBAC-WG, tanto no presente quanto no futuro'.


Diante da problemática, a Federação dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias busca assegurar a proteção da saúde dos profissionais,solicitando a suspensão IMEDIATA do VECTOBAC-WG até que se comprove a ausência de danos à vida desses trabalhadores.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Presidente Zilar Portela participou de reunião ampliada em Teixeira de Freitas

Por SINDACESB Na manhã da sexta-feira, 05 de julho, o auditório do Polo Sindical da CUT/SINTREXBEM foi palco de uma reunião ampliada que re...