Por FEDACSE/BA
Salvador, 6 de junho de 2024 — A Federação Baiana dos Agentes de Saúde (FEDACSE/BA), representada pelos diretores Ruthe Barreto e Adiel do Carmo, voltou à mesa de negociações com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) para discutir questões importantes relativas à saúde e às condições de trabalho dos Agentes de Combate às Endemias (ACEs) no estado. A reunião, realizada na tarde da quinta-feira, teve como principal pauta o debate sobre o uso do inseticida Vectobac, que vem sendo associado a danos à saúde dos agentes.
Durante a reunião, os diretores da FEDACSE/BA conduziram as discussões com a superintendente da Superintendência de Vigilância e Proteção da Saúde (Suvisa), além das coordenadoras de vigilância epidemiológica, Márcia e Sandra. Durante o encontro, foi confirmada a substituição do Vectobac pelo larvicida Espinosade, considerado mais seguro e eficaz, que começará a ser distribuído nos 28 municípios que reportaram casos de intoxicação pelo produto anterior.
Ruthe e Adiel |
Além da substituição do inseticida, foram abordadas melhorias nos equipamentos de trabalho dos ACEs. Após a denúncia da precariedade das ferramentas na reunião de 2023, o governador autorizou a compra de 11.000 novos kits, essenciais para o combate às arboviroses e outras doenças endêmicas. A entrega desses kits já está em andamento nos municípios.
Outro ponto de destaque foi a certificação dos agentes que iniciaram suas atividades na década de 1990. A Sesab informou que o processo de digitalização dos documentos está quase concluído, com previsão de finalização até o final de junho. Isso permitirá a entrega das certificações aos Agentes Comunitários de Saúde, reconhecendo oficialmente sua contribuição previdenciária ao longo dos anos.
A diretora da Federação Baiana e da CONACS, Ruthe Barreto, ressaltou a importância da persistência na busca por melhores condições de trabalho para os ACEs da Bahia destacando:
"Estamos no caminho e não podemos parar, só alcança quem busca. A FEDACSE/BA vai continuar brigando pela suspensão definitiva do uso do Vectobac e quer levar essa luta para todo o Brasil, junto com a Confederação Nacional dos Agentes de Saúde - CONACS. Defendemos a saúde e a segurança dos agentes em todo o país, e reforçamos a importância de um ambiente de trabalho seguro e adequado para todas e todos os profissionais da área".
Diretores junto as representantes da SESAB |
Com essas iniciativas, a FEDACSE/BA demonstra seu contínuo empenho em defender os direitos e a saúde dos Agentes de Combate às Endemias, buscando sempre melhores condições de trabalho e a proteção necessária para o desempenho de suas funções essenciais à saúde pública. É com uma classe trabalhadora unida que avançamos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário