FEDACSE/BA - Na luta em Brasília pela aposentadoria especial
Por SINDACESB
As lutas por direitos em Brasília costumam parecer um caminho estreito, quase sem saída. De um lado, os negociadores carregam uma bagagem pesada de conquistas e responsabilidades.
De outro, existe a pressão constante de manter vivas as propostas entre Câmara e Senado, enquanto trabalhadores e trabalhadoras acompanham ansiosos cada movimento nas redes sociais.
Nesse tabuleiro político, ainda surgem grupos contrários que tentam impor atalhos sem responsabilidade, ignorando que a categoria já soma três emendas constitucionais conquistadas e possui uma organização coletiva sólida, voltada exclusivamente para garantir avanços.
Foi nesse cenário que a CONACS, em parceria com a Federação Baiana (FEDACSE-BA), demonstrou mais uma vez sua força, responsabilidade e unidade, destacando a capacidade de superar barreiras e transformar dificuldades em resultados concretos, juntamente com seus diretores e diretoras e entidades filiadas.
![]() |
Ilda Angélica e Zilar Portela |
Como ocorreu na manhã da terça-feira, 26 de agosto de 2025, quando mais uma vez a Federação Baiana esteve em ação em Brasília, lado a lado com a Confederação Nacional, acompanhando a votação do PLP 185/24 – projeto que regulamenta a Aposentadoria Especial – na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, aprovada por unanimidade.
![]() |
Momento da Votação |
Agora, a caminhada segue para a Comissão de Assuntos Sociais (CAS), presidida por Marcelo Castro, parceiro histórico da CONACS, ao qual esperamos colher novos avanços até a aprovação definitiva.
Por fim, mais uma vez, ficou provado que, diante de caminhos estreitos, a união entre confederação, federações e sindicatos abre passagem, derruba barreiras e transforma luta em conquista. Sobre, destacou Zilar Portela, presidente da Federação Baiana-FEDACSE/BA.
"A vitória de hoje é mais uma prova de que, quando caminhamos juntos, nada nos detém. A aprovação na Comissão de Assuntos Econômicos não é apenas um avanço jurídico, é um passo histórico para cada agente comunitário de saúde e de combate às endemias deste país. E nós, da Bahia, mais uma vez mostramos nossa força. Desde o início, estivemos lado a lado com a CONACS, porque a luta é de agente para agente, com a voz de quem vive a realidade da categoria todos os dias. Os baianos nunca faltaram e não faltarão. Seguiremos firmes, até a conquista definitiva da nossa aposentadoria especial.”
A vitória já é nossa EM NOME DE JESUS.
ResponderExcluirParabéns às nossas presidentes, Zilar Portela e Ilda Angelica, pela representatividade, empenho, garra, dedicação e compromisso com às nossas categorias, com às nossas lutas. Como bem disse na nossa presidente da FEDACSE-BA, Zilar Portela, no seu excelente comentário na matéria: "Aqui falamos de Agentes, para Agentes. Gratidão ao nosso Deus por todos os benefícios que nos tem feito. Sigamos em orações e focados nas lutas, até a vitória final.
ResponderExcluirQuando Deus age e existe união entre os irmãos e amor, tudo dar certo.Gratdao a Deus e a vocês guerreiros.
ResponderExcluirCom fé em um Deus ,e com força de vantados dos nossos sindicatos tudo todas vitória virar.
ResponderExcluir