Na tarde da quinta-feira, 23/11/23, SINDACESB, FEDACSE-BA, CONACS e CUT-BA, realizaram um plantão sindical junto aos trabalhadores e trabalhadoras da categoria na cidade de Itanhém-BA.
O objetivo da ação coordenada pelas delegadas sindicais do SINDACESB: Luzinete e Aline, foi reivindicar junto ao prefeito o restabelecimento de direitos trabalhistas básicos como regularização das férias, atraso de salários e EPI 's básicos.
Também solicitou melhores esclarecimentos sobre a suposta falta de recursos para o pagamento do 13° salário, no próximo mês. Para além disso, também, reivindicar a aprovação da Lei do Incentivo Adicional, Previne Brasil e melhores condições de trabalho, das nossas categorias ACS's e ACE's. E, abertura de Processo Seletivo para novos ACE's. Hoje, são 13, todos contratados e terceirizados. Não recebem o Piso Salarial Nacional e nem Insalubridade, desde a implantação do Programa no município.
Diretor da federação Paulo Alves registrando a reunião |
Diante da ausência do prefeito, os representantes foram atendidos junto à categoria pela secretária de administração e finanças do município Vanderlea Cabral Plaster e o tesoureiro Ari Warlid.
Durante o momento com a categoria, realizado na sala de espera do gabinete do prefeito, os servidores administrativos se limitaram a ouvir as queixas dos servidores e expor as limitações financeiras que tem gerado situações incômodas como os atrasos no pagamento, não liberação de férias e falta de previsão orçamentária para resolução dos problemas expostos.
A secretária explicou as dificuldades encontradas deixadas pelo o ocupante anterior da sua pasta e que estaria passando para o gestor as reclamações ouvidas e se comprometendo a dar um retorno em relação a questão dos repasse.
Agradecemos a atenção dos servidores das finanças do município, mas enfatizamos que esperamos da gestão sinais sobre resolução das questões apresentadas, pois diante do quadro apresentado a fé pública na gestão beira o descrédito e o colapso.
Momentos da reunião |
“Infelizmente ainda temos que lutar contra estas coisas que consideramos básicas, como: Uniformes adequados, atrasos de salários e garantias de direitos, dos quais já acordamos com a Gestão, muitas vezes. É perceptível as dificuldades financeiras do município, por falta de organização do Gestor, maior e falta de prudência e melhor direcionamento dos recursos e captação de novas Fontes de recursos para o município. Temos uma nova reunião no próximo dia 05/12/23, se Deus quiser. Esperamos avançar nas nossas pautas.
Diretores da Federação, José Felix e Uanderson Moreira |
Lamentamos a ausência de muitos colegas ACS's e ACE's, que deixaram de comparecer nesta batalha. Que é de todos nós. E muitos desses são os que mais reclamam das condições de trabalho e da falta de direitos das nossas categorias. Mas parabenizamos todos os demais colegas que compareceram e à presença das nossas Delegadas Locais, Luzinete e Aline.
Continuemos firmes e fortes nas Lutas, na certeza que até aqui nos ajudou o Senhor. JUNTOS SOMOS MAIS FORTES E A UNIÃO FAZ A FORÇA. DEUS NO COMANDO SEMPRE. AMÉM!!!